quinta-feira, 1 de abril de 2010

Receitas caseiras 3: Como compactar sua sombra em pó.


Oi, meninas!

Não tenho conseguido postar com a freqüência que gostaria, mas, sempre que venho aqui é com muito carinho e com um desejo constante de poder ajudar ou simplificar a vida de vocês nestes assuntos que tratamos neste blog.

Recebo com muita alegria os e-mails e comentários de vocês, muito obrigada por este retorno. É muito bom ouvir que algumas de vocês já colocaram em prática as dicas que compartilhamos por aqui.

As receitas caseiras têm sido pedidas, portanto, neste post continuaremos com elas. Ainda vem mais algumas por aí, espero que gostem! ;)

A de hoje é ensinando a como compactar sua sombra em pó.

Não sei vocês, mas, eu sempre acho as cores da sombra em pó belíssimas, mais brilhantes, mais vivas e com uma pigmentação mais forte... O único problema da sombra em pó é que, muitas vezes, aplicá-la é um teste de paciência (tende a se espalhar erroneamente pela pálpebra, sujar o rosto, formar dobras nos côncavos... Enfim, nada que não possa ser consertado, mas leva um tempo).

Outra utilidade dessa mesma receita, é recuperar sombras quebradas. Basta seguir o mesmo procedimento e sua sombra ficará como nova! ;)

A receitinha é muito fácil, vamos lá?

O que usei:


- Álcool Etílico a 70% p/p líquido (esse só vende em farmácia, custou uns R$2,00);
- Recipiente para mistura;
- Espátula (pode ser daquelas de fazer unha ou qualquer outra);
- Sombra em pó que deseja compactar (pode ser a sombra inteira ou uma porção);
- Camisa velha (para ajudar a pressionar);
- Moeda de R$1,00 (mas isso varia de acordo com o tamanho do potinho que você vai usar pra guardar a sombra).

E agora?

1- Despeje a quantidade de sombra que você quer compactar no recipiente separado para mistura.

2- Coloque o álcool. Aqui, aconselho cuidado redobrado. Vá colocando por gotas, pois, se colocar demais, não vai conseguir chegar na textura ideal para compactação.

3- Mexa o conteúdo com uma espátula. O ideal é que a sombra atinja a textura da foto. É como se ela ficasse cheia de bolinhas, ainda sólida.



4- Coloque o conteúdo no potinho separado para guardar a sombra compactada.
No meu caso, eu compactei todo o conteúdo da sombra Pure Shine Iluminadora Vult (cor 05), então só recoloquei no potinho de origem. Se vocês não querem compactar todo o conteúdo da sombra em pó, comprem aqueles potinhos que vende em lojas de R$1,99. Eles são ótimos para levar para viagens e para esses experimentos! ;)

5- Com uma moeda MUITO BEM ESTERILIZADA envolta numa camisa velha, pressione com força o conteúdo no pote.


6- Deixe secar bem (não feche o recipiente) e, no outro dia, está pronta para o uso!


Depois que eu fiz essa experiência com a sombra da foto, compactei mais dois pigmentos meus da NYX e uso sempre! A compactação não tira o brilho da sombra em pó, só deixa mais fácil a sua aplicação. Olha a foto:

Aqui dá pra ver que o brilho continua, mas que a textura muda e fica mais fácil aplicar. Os potinhos que usei na foto (para guardar as sombras compactadas) foram comprados em lojinhas de RS1,99.
Na foto: Nyx pigment (CES 19 Black e CES 35 Apricot).

Gostaram?
Depois me contem suas experiências!
;)

Beijinhos e boa páscoa,
Camila.

11 comentários:

  1. Arrasou, mia! Adorei! Adorei os pigmentosda NYX e adorei a idéia! Já tinha visto receitinha pra isso, mas não detalhadas como tu fez pacientemente. Tenho 3 sombras em pó da Contem 1g que me tiram a paciência. Por sinal, há um tempão não as uso justamente por isso!

    Quando fizer o meu experimento, te mando as fotos
    bjocas

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Gostei da cor da unha... kkkkkkkkkkkk

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Miaaaaaaaa... huahau Fiz caquinha enquanto estava tentando compactar uma das minhas sombras! hauhau Coloquei mais alcool do que deveria... hauhauh Tentando arrumar a coisa, sabe o que fiz?? Coloquei mais sombra de tom parecido (de outra marca)...

    Tou esperando secar. O resultado vou colocar lá no blog amanhã. Acho que vai dar certo... Vamos ver!

    bjocassssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Mari, da primeira vez que compactei, também estraguei a sombra inteira e pelo mesmo motivo: excesso de álcool... Por isso que, quando fiz o post, pedi o cuidado redobrado com a quantidade de álcool, quase que gotinha por gotinha MESMO. Hahahahaha! ;)

    Quero ver seu resultado!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Só porque era primeiro de Abril, né, dona Sabri? ;)

    ResponderExcluir
  6. Miloca,
    Vou te contar uma coisa, eu tenho mania de mudar cosmético de embalagem, sabe quando o xampú vai acabando? Odeio, me dá contade de colocar logo num vidrinho minúsculo, em sequência dessa mania vem outra: tenho que usar as coisas até o final, sorver até a última gota. Então quando vi esse post "como compactar" fiquei louca para testar, ansiosa.
    Bom, mas a minha luta foi grande, primeiro que eu não encontrava tempo, depois nunca calhava de eu passar por um lugar que vendesse os tais dos potinhos, antes eu tinha tanto potinho em casa, mas depois eu comecei a dar, dou muito o que não uso e quando eu me vi louca para compactar mil coisas não tinha um pote.
    Acontece que um dia eu fui dar vacina na Tutu e na galeria onde tem a clínica tinha uma lojinha de coisas de banheiro, me deu um estalo de entrar e tinha potinhos em necessairezinhas, que vinham com espatulazinhas, que fôfo, igual a esse seu, tenho certeza. Comprei azul, verde, rosa e amarelo, ou seja, todas as cores disponíveis. Um problema estava resolvido, eu tinha agora 8 potes!
    Depois veio o próximo passo: o álcool, eu tinha tanto quando a Antônia nasceu, passava no imbigo (umbigo) dela, mas evaporaram, eu não ia ligar pra farmácia pra pedir um álcool 70% né? Fiquei esperando ocasião. Mas num é que sexta (23/04) eu precisei ir comprar um remédio pra sinusite e lembrei de comprar o álcool, foi show! Pense numa alegria. Já podia me imaginar no me personal lab compactando tudo, tudo virando nano... Voltei pra casa e guardei o álcool porque eu tinha outras coisas para fazer, mas o meu desejo de compactar, eu não conseguia suprimir.
    Ontem, domingo 25 de abril, encontrei tempo de organizar coisas que há muito necessitava, foi também o dia de testar a receita do post que eu tanto ansiava.
    Eu tinha uma sombra que a embalagem era muito grande, se a receita servia para unir sombras quebradas, então, servia para tirar a minha sobra do potão para o potinho! Assim eu fiz, deu certo, mas como eu tava de primeira viagem, acho que coloquei álcool demais, mas isso não alterou a cor da sombra, só percebi que a qualtidade fica parecendo menor, como também o aspecto da sombra ficou meio brilhoso, a superfície. Hoje eu usei e estava a mesma coisa de antes, marrom café.
    Testei a receita também com um resto de pó compacto, fica horrível andar com aquele resto de pó compacto, odeio, mas a minha outra mania não permite que eu não use até o final, então, rapei o tacho, coloquei numa cumbuquinha, dessa vez coloquei o álcool com mais parcimônia, deu certo de novo!
    Esse post foi um life savior pra mim! Vou lhe mandar as fotos no celular! Beijo!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Ju, você é o máximo!
    Tô rindo muito da sua saga! E amei que deu certo! Fico muito feliz quando as pessoas testam e aprovam essas receitinhas que eu publico aqui!

    Vou aguardar as fotos ansiosamente!

    Beijo, linda!

    ResponderExcluir
  8. Camilitaa!! cade vcc?? estamos sentindo sua falta viuuu!! Bjaoo

    ResponderExcluir
  9. nooosssaaa .. que legal ... tudo bemmm explicadinhooo .. achei o Blog . justamente orque .. estava procurando algo que desse jeito nas sombras em pó , nesse caso" compactação" hehehehe .. Muito obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  10. Olá, Janaina!

    Que bom que gostou e que a informação lhe foi útil!
    Volte sempre!

    ;*

    ResponderExcluir